Efectuada primeira sequenciação do genoma de uma mulher

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Efectuada primeira sequenciação do genoma de uma mulher

Mensagem  Tiago em Qui Maio 29, 2008 11:54 am

Investigadores em genética do Centro Médico Universitária de Leiden, anunciaram segunda-feira terem sido os primeiros a realizar a primeira sequenciação completa do genoma de uma mulher. “É a primeira mulher no Mundo e o primeiro europeu cuja sequenciação de DNA será tornada pública”, informa o Centro Médico Universitário de Leiden (LUMC).



“A sequenciação de ADN e as referentes análises serão, exceptuando alguns dados privados, tornadas públicas muito em breve”, afirma o centro, acrescentando que os resultados não foram ainda submetidos à comunidade científica.



“A sequenciação do genoma de uma mulher permite compreender melhor o cromossoma X”, porque a mulher possui dois exemplares, argumentou Gert-Jan van Ommen, director da equipa científica. Segundo o LUMC, os quatros genomas desvendados até hoje foram de dois norte-americanos e dois africanos da etnia Ioruba, todos homens.

A carta do genoma humano, cerca de três mil milhões de letras que representam o código de DNA, foi integralmente estabelecida em 2003 pelo Consórcio Internacional para a sequenciação do genoma humano, composto por 20 centros de sequenciação nos Estados Unidos, Grã-Bretanha, China, França e Alemanha. Esta carta atingiu um grau de precisão de cerca de 99,99 por cento.

O genoma agrupa o conjunto dos genes que caracterizam a espécie, determina as especificidades de cada indivíduo (como a cor do cabelo ou dos olhos), ou as predisposições para certas doenças como a diabetes, o cancro, a asma ou as doenças cardíacas.

Tiago
Admin

Mensagens : 81
Data de inscrição : 16/02/2008

Ver perfil do usuário http://biomedforum.justforum.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum