Biologia na Noite-UAveiro

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Biologia na Noite-UAveiro

Mensagem  Tiago em Sab Maio 10, 2008 12:04 pm

O carcinoma do estômago, um modelo de cancro genético-ambiental” por Profa. Raquel Seruca, IPATIMUP, Univ do Porto

RESUMO DA CONFERÊNCIA :

O cancro do estômago constitui uma das principais causas de morte por neoplasia maligna, apesar da sua incidência e mortalidade terem vindo a diminuir nas últimas décadas (600,000 mortes por ano). Na altura do diagnóstico, a maior parte dos doentes apresenta um estadio avançado da doença neoplásica, com elevado risco de recidiva após tratamento cirúrgico. O sucesso da terapêutica médica é igualmente limitado, sendo assim é fundamental identificar factores de risco associados aos diferentes tipos de carcinoma gástrico para melhorar na prevenção da doença. No nosso grupo demonstramos que o carcinoma gástrico esporádico, que constitui 90% de todas as formas de carcinoma gástrico está intimamente relacionado com a susceptibilidade genética do hospedeiro e com a patogeneicidade do H. pylori. Cerca de 10 % dos casos de carcinoma gástrico apresentam um padrão familiar e 1-3% dos casos um padrão hereditário. No caso do carcinoma hereditário do tipo difuso o gene CDH1 é responsável por 30% dos casos. Nesta conferência iremos discutir o papel da susceptibilidade genética no desenvolvimento do carcinoma gástrico e de que forma podemos intervir no processo tanto a nível do aconselhamento genético nas famílias de elevada prevalência, tal como na identificação de grupos populacionais de risco de carcinoma gástrico não familiar.


SOBRE A CONFERENCISTA:

Raquel Seruca é licenciada e doutorada em Medicina. É actualmente investigadora do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto e professora da Faculdade de Medicina do Porto. Coordena o grupo da genética do cancro do IPATIMUP.

Coordena vários projectos científicos na área das Ciências da Saúde, sendo a sua principal área de interesse a oncobiologia, com especial foco na genética do cancro gastrointestinal. Tem 121 publicações cientificas em revistas internacionais com " peer-review". É avaliadora de projectos da União Europeia. É membro do Conselho Cientifico da Sociedade Europeia de Genética Humana. Faz parte do Conselho Consultivo para as Ciências da Saúde da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Foi responsável pela Escola de Saúde da Universidade Júnior do Porto nos anos 2006-7. Colabora em vários programas de divulgação de Ciência promovidos pela Ciência Viva.





As conferência têm lugar às 21h30 no auditório do centro cultural e de congressos da câmara municipal de aveiro(10min a pé do comboio).

Quem tiver interessado tem que fazer uma pequena pre-inscriçao aqui http://www2.bio.ua.pt/bionoite/index.php?menu=7&language=pt&tabela=inscricao



mais informações aqui http://www2.bio.ua.pt/bionoite/index.php What a Face

Tiago
Admin

Mensagens : 81
Data de inscrição : 16/02/2008

Ver perfil do usuário http://biomedforum.justforum.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum